Canal de Denúncia

Objetivo do Canal de Denúncias

O Canal de Denúncias têm por objetivo oferecer ao quadro social, fornecedores, funcionários etc., ferramenta eficiente que funcione como canal de comunicação entre os interessados e a instituição financeira, por meio de atendimento específico, através da qual seja possível reportar, sem a necessidade de se identificar, situações com indícios de ilicitude de qualquer natureza, relacionadas às atividades da instituição.

Forma de registro
O preenchimento do formulário eletrônico, disponível abaixo, é o meio utilizado para envio da comunicação sobre situações com indícios de ilicitude.

O canal permite que o responsável pela comunicação realize o registro da situação sem se identificar, bastando selecionar a opção Não desejo me identificar.

Não é necessária a identificação pessoal no momento da denúncia. No entanto, o denunciante que optar pelo anonimato deve estar ciente de que a Cooperativa não poderá retornar contato para resposta (por não ter recebido os dados para retorno, como um e-mail ou telefone).

As comunicações em que os dados do responsável pela comunicação forem informados poderão receber resposta da instituição envolvida.

Informações transmitidas
Para que o registro seja realizado, o formulário eletrônico deve ser preenchido com o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) ou entidade(s) envolvida(s) nas práticas de indícios de ilicitude, além da descrição da situação a ser relatada.

Análise da Denúncia
Os registros recepcionados pelo canal são encaminhados para os responsáveis pela análise e adoção de medidas necessárias, em conformidade com a regulamentação vigente.

 

Identificação

 

Que tipo de denúncia/indícios de acordo com Resolução do Conselho Monetário Nacional CMN nº 4.859/20 deseja fazer?

São consideradas ocorrências aceitas (ou procedentes) as denúncias que estejam relacionadas aos seguintes casos:

*Quaisquer denúncias que não estejam relacionadas com as situações descritas acima serão classificadas como improcedentes. Não serão aceitas ocorrências que estejam relacionadas a questões operacionais, tais como: informações diversas, queixas sobre atendimentos e prazos para concessão de crédito, ou reprovação de crédito, falhas operacionais, dentre outras.

Você já denunciou esse fato antes para alguma instância da empresa?
Existem evidências do fato denunciado?

 

Anexos

 

Ao preencher o formulário, você concorda que a Cooperata salve as informações prestadas, possibilitando que medidas sejam tomadas a partir da análise do conteúdo de suas respostas. Para mais informações sobre a proteção de dados e os direitos do usuário, acesse nossa Política de Privacidade.